Rubaiyat Rio – A nobreza da carne chega ao Rio

Em viagens | 11/12/2014Comentários

 

 

Os cariocas ganharam uma filial do paulistano especializado em carnes – o Rubaiyat. O endereço não podia ser mais nobre e agradável. Com vista para o Cristo Redentor e as palmeiras-imperiais do jardim Botânico, no Jockey Club, os clientes são atendidos com a excelência do selo da casa. O restaurante foi adicionando pratos ao cardápio à medida em que se expandia e abria filiais em Brasília, Madri, Buenos Aires e Cidade do México. No Rio, fez uma coletânea dos pratos mais apreciados nos demais endereços e preparou um belíssimomenu, rico e muito saboroso, como uma espécie de reverência à cidade maravilhosa.

 

 

 

Quando se  entra no salão principal do restaurante, percebe-se a excelência da cozinha – completamente exposta aos clientes – e adivinha-se uma experiência gastronômica em grande estilo. Duas portas de quase três metros de altura, em madeira maciça, recepcionam os clientes. Pode-se escolher entre três ambientes: a varanda climatizada, preparada para o calor carioca, que se debruça sobre a pista de corrida do Jockey, ou dois salões internos, onde também fica o bar, a adega, a grande cozinha e a parrilha aparentes; e também um balcão de gelo onde são exibidos os peixes e frutos do mar de aspecto fresquíssimo.

 

 

Rubayat Rio

 

 

Carlos Valentí, chef executivo, de origem espanhola, faz questão dos melhores produtos e ingredientes no seu menu. Os mais nobres cortes de carne, selecionados na Fazenda Rubaiyat, em Dourados (MS), são a estrela. Estas são carnes com denominação de origem e total controle de qualidade. Entre os cortes, estão Picanha Summus, Master beef, Bife de Chorizo, Bife de tira, Queen Beef, entre outros.

 

 

O cardápio também traz os clássicos da cozinha mediterrânea contemporânea do tradicional Figueira Rubaiyat, ícone da gastronomia em São Paulo. No Oyster Bar, são preparados pratos com frutos do mar, como ceviches, carpaccios e tartares.

 

 

Para a entrada, uma opção saborosíssima é o tartare de carne cortado na ponta da faca, deliciosamente temperado, acompanhado de batata suflê. Eu provei e estava divinal, perfeito. Na lista de clássicos da Figueira Rubaiyat, o caixote marinho vem com polvo, vieira, camarão, lula, cavaquinha e peixe assados, acompanhados por arroz de açafrão. Entre as carnes de gado brangus, o bife de chorizo ganhou ponto exato e tempero na medida. Também irrepreensíveis!

 

 

Adega Rubaiyat

 

 

A adega também merece uma atenção, pois conta com cinco mil garrafas de quase 800 rótulos, importados de 15 países.

 

 

Como todo bom carioca não abre mão de uma feijoada aos sábados, neste dia o prato também está no cardápio. O toque especial da marca, no entanto, é imprescindível e a receita é produzida com Baby Pork da fazenda Rubaiyat e inclui batidas, couvert e buffet de sobremesas.

 
Para oferecer ainda mais conforto aos clientes, o restaurante possui ainda acesso exclusivo, estacionamento próprio, espaço para eventos e Kids Room nos fins de semana.

 
Do longo “balcão para muitos” saem drinques elogiados e premiados. Entre as especialidades da casa estão o Star No Rio, preparado com uvas verdes, carambola, manjericão e vodka; e o Limões do Engenho, que é uma versão mais sofisticada da conhecida caipirinha, feito com limões siciliano e tahiti, rapadura e vodka.

 

 

SERVIÇO 

 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 971

Tel: (21) 3204-9999

Horário de funcionamento:

De segunda a sábado, das 12:00 à 00:30.

Domingos somente almoço até 18:00

E-mail: reservas.rio@rubaiyat.com.br

 

Rubaiayat Rio

Tags:,

[fbcomments]