Olivier Anquier: o chef-celebridade que mudou o jeito de apresentar receitas na TV

Em radar | 30/07/2014Comentários

 

Confesso que sempre tive alguma curiosidade sobre Anquier. As opiniões dividem-se quando se trata do chef-celebridade. Se para uns ele é bom cozinheiro para outros é o padeiro que trocou o tijelão da farinha pelas panelas e tachos.

 

Um fato é que talento ele tem, isso é inquestionável, mas as opiniões voltam a dividir-se quando se afirma que Olivier presta um grande serviço à alta gastronomia no Brasil: ou seja, para este francês já brasileiríssimo não há mistério na alta gastronomia e esta está ao alcance de todos. Será?

 

Antes de Olivier invadir as nossas quintas-feiras à noite pelo canal GNT, com o seu Diário do Olivier, as televisões já ofereciam programas de culinária diversos, mas sem grande destaque ou alvoroço em torno dos seus protagonistas ou mesmo do conteúdo, até aparecer em cena Olivier. Num formato inovador, o chef usa e abusa de simpatia e charme. Ele consegue “vender o seu peixe”,  fazendo disparar as audiências e passando a constar muito bem colocado, no ranking dos programas da especialidade. Do anonimato, é assim catapultado para o estrelato, conquistando uma legião de fãs na cozinha e fora dela.

 

 

Olivier Anquier 2

No Canal GNT, Olivier comanda o seu Diário de Olivier

 

 

Anquier começou a sua carreira como modelo internacional – isso explica o seu à vontade com a câmara -, mas não resistiu à vocação familiar e rendeu-se à cozinha, seguindo os passos do seu tio-avô Gilles Cordellier e da sua mãe, autora do Pain au levain e dona da padaria Victoire, referência em panificação em Sydney, na Austrália.

 

 

olivier-peru

Em seu programa, o chef mostra os sabores do Brasil e do mundo. Acima, no Peru.

 

 

Numa rotina contra-relógio, divide o seu tempo e a sua atenção, entre os compromissos que tem com a estação de televisão – além do seu programa semanal, também participa de um reality show dedicado à cozinha -, e o seu restaurante bistrô.

 

Situado no luxuoso bairro dos Jardins em são Paulo, o Bistrô L’Entrecôte d’Olivier faz sucesso e o chef-celebridade também. Para vê-lo de perto, basta passar pelo endereço, pois sua presença é assídua. Aqui, na intimidade da sua casa, revela-se uma vez mais a pessoa simples, simpática e acessível que estamos acostumamos a ver na TV. Adora prestigiar os seus clientes e amigos com visitas constantes ao salão e aproveita para distribuir sorrisos e apertos de mão. Assim como ele, a sua comida é também descomplicada e o ambiente do restaurante é descontraído com sotaque francês boêmio.

 

 

bistro-olivier

 

Do cardápio, destaco as carnes perfeitamente cozidas ao ponto, as batatas fritas sequinhas e crocantes e o molho verde da tia Nicole. Com serviço impecável e preços razoáveis, coloco o Bistrô L’Entrecôte d’ Olivier no meu caderno de anotações com nota positiva e aproveito para rabiscar mais algumas observações pessoais que partilho convosco.

 

Para mim, a especialidade e talento de Olivier Anquier está na sua curiosidade infinita, no desejo de encontrar pessoas interessantes, no desafio de descobrir novos ingredientes e na vontade de se deixar conquistar por novos sabores – e tudo isto sem o menor preconceito. Onde houver boa comida, Olivier certamente já passou por lá ou vai lá passar. Na última série de programas, o chef percorreu a Argentina, Chile e Peru a bordo da sua moto, em busca de aventuras que mexessem com os cinco sentidos. Já o tinha feito por outras paragens ao volante de um fusca de 62.

 

Todo o chef tem um segredo e o segredo de Olivier está na sua capacidade de tornar o inacessível em próximo. Quando ele entra em cena na cozinha, o difícil parece fácil. É truque, é mágica, são os efeitos especiais? Não. É o jeito dele, de fazer as coisas. E com este seu jeito de fazer as coisas, foi conquistando o seu público. Deste jeito e com o seu sorriso largo.

 

Olivier Anquier

www.olivieranquier.com.br

 

No Canal GNT – Diário do Olivier

gnt.globo.com/programas/diario-do-olivier

Todas as quintas-feiras, às 20h30 (hora de Brasília)

 

Bistrô L’Entrecôte d’Olivier

Serviço:

www.bistroentrecote.com.br

Rua Dr. Mário Ferraz , 17 | Jardim Europa | São Paulo

Esquina com a Rua Tucumã, ao lado do clube Pinheiros

Tel: 11 3034-5324 11 3034-4808

Reservas: almoço (até as 12h30) e jantar até (20h30)

 

 

Tags:

[fbcomments]