Naked cake é o bolo da estação

Em receitas tendências | 31/01/2014Comentários


O naked cake ou bolo desconstruído já é conhecido dos confeiteiros de outras estações. Mas foi em 2013 que o bolo rústico com massa aparente e pouca cobertura virou tendência e apareceu como a grande estrela de eventos desde festas de aniversário intimistas a casamentos dos mais imponentes.

 

Sempre com muito charme, este bolo chama a atenção por generosas camadas de recheio à mostra, geralmente compostas por brigadeiro, doce de leite ou creme de confeiteiro e pela decoração delicada, muitas vezes feita com flores, frutas vermelhas e açúcar de confeiteiro de sobra.

 

naked-cake-chocolateJustamente por não levar muita cobertura e ser preparado com massas leves como o pão-de-ló, o naked cake é uma ótima opção para um belo bolo de Verão. A sua aparência singela combina com a estação e os seus sabores podem formar uma combinação perfeita para a época – e, é claro, para os gourmets soltarem a criatividade na cozinha.

 

Que tal preparar um naked cake para celebrar a beleza dos finais de tarde de Verão, que nos presenteiam com lindos pores-do-sol? Para fazer par com o frescor exigido nos dias quentes, aí vai uma receita deliciosa de bolo de baunilha com mix de frutas típicas da estação.

Bon apetit!

 

 Naked cake

 

naked-cakeIngredientes:

 

225 g de manteiga – em temperatura ambiente

225 g de açúcar refinado

225 g de farinha com fermento

4 ovos grandes

1 colher de sopa de essência de baunilha

 

Cobertura

200 g de manteiga – em temperatura ambiente

400 g de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sopa de creme de leite ou leite

1 colher de chá de essência de baunilha

 

 

Para decorar:

 

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

500 g de frutas misturadas – nectarinas, morangos, groselhas, blueberries, framboesas, figos, physalis ou o que sua criatividade mandar

 

Modo de preparo:

 

Pré-aqueça o forno a 180º C

Unte e enfarinhe duas formas de bolo de 20/22cm e cubra o fundo com papel manteiga.

Coloque a manteiga em uma tigela e bata por um minuto até ficar macia, adicione o açúcar refinado e bata por mais 3 minutos até formar um creme.

Adicione a essência de baunilha, em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, batendo até misturar bem.

Peneire a farinha e, com uma espátula ou uma colher de metal, delicadamente dobre a farinha na mistura de ovos e manteiga até obter uma massa de bolo leve.

Despeje quantidades iguais de massa em cada forma de bolo e leve ao forno por 20 minutos.

Deixe arrefecer por 5 minutos nas formas de bolo antes de retirar e colocar em uma grade própria de arrefecimento. É importante ficar frio antes de iniciar a decoração.

 

Para a cobertura:

 

Bata a manteiga em uma tigela por um minuto até ficar macia, em seguida, adicione o açúcar de confeiteiro e bata até misturar bem.

Adicionar a essência e o creme de leite ou leite e bata por mais um minuto ou dois até conseguir uma cobertura macia e suave.

 

Para montar:

 

Retire o papel manteiga do fundo dos bolos e coloque o primeiro bolo em um suporte.

Cubra com o glacê e coloque o segundo bolo por cima. Polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, cubra com as frutas e termine com o açúcar de confeiteiro restante.

 

Inspiração para decorar seus naked cakes:
12 Favorite Naked Cakes – Elizabeth Anne Designs


Pinterest

 

 

 

Tags:,

[fbcomments]