Cupcakes de maracujá e merengue com a cara do verão brasileiro

Em melhores mordidas receitas | 29/01/2014Comentários

No Verão, já que a alimentação é sempre mais leve e saudável, recheada de saladas e sucos de frutas, dá para fazer uma pequena pausa na dieta. Aqui em casa, temos uma regra que é válida o ano inteiro. Doces só no fim de semana. Digo-vos que funciona. É tudo uma questão de disciplina, hábito.  Porque aqui em casa quem segue a regra é quem ama doces de paixão: eu e a minha Joana. Por esta razão, escolhi um dos seus doces favoritos: o cupcake.

 

O escolhido para a receita de hoje, tem a cara da estação, é mais leve portanto, e vem em uma porção perfeita para quem quer se deliciar sem deixar de lado uma alimentação balanceada. Geralmente relacionado a sabores que lembram o inverno, como chocolate ou baunilha, no Verão, este mini bolinho ganha ares tropicais com coberturas mais simples e frescas, como pede a época.

 

Para unir o docinho com uma fruta que é a cara do verão brasileiro experimente a versão Maracujá com Merengue: super leve, saboroso e muito fresco. Na versão mini ou standard, é perfeito como sobremesa.

 

Confira a receita do Cupcake de Maracujá com merengue e aproveite a estação mais deliciosa do ano e divertia-se na cozinha:

 

 

maracuja-cupcakesMassa do cupcake

 

1 ¼ xícara de farinha

3/4 de colher de chá de fermento em pó

1/4 colher de chá de sal

2/3 xícara de leite

5 colheres de sopa de manteiga sem sal, cortada em pedaços

2 ovos grandes

1 gema de ovo grande

1 ¼ xícara de açúcar

1 colher de chá de essência ou extrato de baunilha

1/4 colher de chá de extrato de amêndoa

Cerca de 1 xícara de maracujá coalhada (receita abaixo)

 

Preparação da massa

 

Pré-aqueca o forno a 180º C (essa temperatura é muito importante para os bolinhos não ressecarem ou queimarem). Coloque 12 forminhas de papel próprias para cupcakes na forma própria.

 

Peneire a farinha , o fermento e o sal em uma tigela e reserve. Aqueça o leite e a manteiga em uma panela pequena até ficar bem quente.

 

Em outra tigela, com uma batedeira bata os ovos, a gema e o açúcar até engrossar. Adicione a baunilha e extratos de amêndoa. Incorpore a mistura de farinha e, em seguida, misture lentamente no leite quente. Misture até que a massa esteja lisa, mas tome cuidado para não bater demais e desenvolver o glúten da farinha. Divida a massa uniformemente entre as 12 forminhas.

 

Asse até que os topos dos cupcakes estejam firmes ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo, cerca de 20 minutos. Deixe descansar na própria assadeira por 5 minutos, depois retire e deixe arrefecer sobre uma grade própria para o arrefecimento de bolos.

 

Recheie os cupcakes com o creme de maracujá com o auxílio de um saco de confeiteiro com bico longo. Você pode recheá-los diretamente ou cortar um cone nos bolinhos para o recheio. Para isso, corte a parte inferior do cone, deixando-o com uma tampa circular. Recheie os bolinhos com o auxílio de uma colher e depois cubra com a tampinha.

 

Prepare a cobertura sete minutos (7 minute frosting, famosa cobertura criada por Martha Stewart) de acordo com as instruções abaixo. Cubra os cupcakes com o bico de sua preferência e enfeite como desejar – uma dica é aproveitar as sementinhas do maracujá ou fazer um suco ralo da fruta.

 

creme-maracujáCreme de maracujá (passion fruit curd)

 

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de maracujá concentrado

6 gemas grandes

Manteiga: 4 colheres de sopa sem sal, cortada em cubos

 

Preparação:

Em uma panela média, coloque o açúcar, o concentrado de maracujá e as gemas. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até a mistura engrossar, o que deve levar cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e adicione os pedaços de manteiga, um por um até que toda a manteiga esteja incorporada. Deixe arrefecer e leve à geladeira até a hora de usá-lo. Rende cerca de 2 xícaras.

 

 

Cobertura de 7 minutos – merengue (7 minute frosting)

1 xícara mais de açúcar + 1 colher de sopa

1/2 xícara de água

1 colher de chá de xarope de milho claro

4 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente

merengue

Preparação

 

Em uma panela pequena, coloque 1 xícara de açúcar, água e xarope de milho. Coloque um termômetro de calda no lado do recipiente. Deixe a mistura ferver em fogo médio sem mexer até atingir 110º C.

 

Enquanto a mistura está chegando a 110º C, na tigela da batedeira, bata as claras em velocidade média até formar picos moles. Adicionar no restante 1 colher de sopa de açúcar.

 

Quando a calda de açúcar atingir 110° F , despeje-a lentamente sobre o lado interior da tigela enquanto bate as claras em baixa velocidade. Depois de ter adicionado toda a calda, altere a velocidade para alta e bata por 7 minutos até formar picos firmes. Use imediatamente.

 

Bom apetite!

Tags:, ,

[fbcomments]