Brigite’s – um bistrô carioca com alma feminina

Em melhores mordidas | 09/12/2014Comentários

 

No endereço que reúne os mais disputados restaurantes do Leblon está o Brigite’s. A casa, que se define como “um bistrô italiano bem carioca para ninguém botar defeito”, oferece no cardápio diversas pratos de massas inspirados na verdadeira cozinha do país da bota com o toque francês fazendo jus ao nome da casa. Num ambiente simpático em projeto assinado pelo arquiteto Bob Neri, o grande destaque vai para o bar que se estende pelo salão principal com a proposta de ser um gastrobar (a casa já levou o prêmio de Melhor Carta de Drinques no Rio Show Gastronomia, em 2012).

 

 

Quem comanda a cozinha é o chef Nelo Garaventa. O cardápio não é grande, mas consegue ter opções variadas como massas, peixes, frutos do mar, carnes, pratos leves e até opções orgânicas.

 

 

Brigite's  - Namorado, farofa de linhaça e mousseline de abóbora

Namorado, farofa de linhaça e mouseline de abóbora: prato tradicional

 

 

Entre as opções do menu, fazem sucesso o tagliolini ao vôngoles com aspargos ou um namorado com farofa de linhaça e mousseline de abóbora, como prato principal. E, para adoçar o paladar, torta rústica de chocolate sem glúten para quem for intolerante à lactose.

 

 

O tagliateli com ragu de carne e crispy de limão siciliano é uma boa opção dentro do leque de pratos de massa. Já na ala das carnes, o magret de pato é servido ao vinho do Porto com endívidas grelhadas e purê de inhame; e o stracotto de cordeiro acompanha polenta cremosa e porcinni. A carne assada na cerveja preta é escoltada por nhoque de batata e cebolas caramelizadas.

 

 

O espaço é tão simpático e o cardápio tão eclético que muitas das minhas idas ao Brigite’s são na companhia do meu marido e das minhas crianças. O que eles devoram: o spaghetti à carbonara, que é um clássico da cozinha italiana e uma receita que faço regularmente em casa (mas para os meus filhos nunca é demais), e posso dizer que está sempre perfeito, no ponto, cremoso e leve ao mesmo tempo. E não tem a ver com fato de o chef ser filho de italianos ou de ter morado na Italia (tem outros tantos chefs de origem italiana que não acertam), é porque ele tem mão para a massa! Os croquetes de pato e o trio de mini hamburguers de picanha que vem acompanhado de batata frita e uma salada verde “marcham que nem soldadinhos” para as suas boquinhas ávidas e divertidas dos meus pequenos. Detalhe interessante: cada mini hamburguer vem recheado com um molho diferente – iogurte, cheddar ou gorgonzola, mas você pode optar pelo que for da sua preferência.

 

 

Croquete de pato do Brigite's

Croquete de pato do Brigite’s

 

 

A parte mais adulta da noite fica por conta do bar de onde saem bebidas especiais, drinques elogiados e até premiados. Entre as especialidades da casa estão o Star No Rio, preparado com uvas verdes, carambola, manjericão e vodka; e o Limões do Engenho, que é uma versão mais sofisticada da conhecida caipirinha, feito com limões siciliano e tahiti, rapadura e vodka.

 

 

A casa tem pé direito alto, que adoro, e ambiente clean. Mas o seu ponto alto é mesmo a combinação de um ambiente cool, blasé, um menu eclético e bem executado e o excelente atendimento.

 

 

Verdade que se a intenção era dar uma alma mais feminina a este espaço, o trio que gerencia – Ana Carolina Gayoso, Bia Stewart e Marina Hirsc – conseguiu. Essa feminilidade está presente, sente-se. Para além do Brigitte’s, as meninas ainda encontram tempo e energia para os outros restaurantes do grupo, Sushi Leblon do Zuka.

 

 

Sem dúvida, um endereço que vale a visita, correndo o sério risco de se tornar habitué da casa, como eu, como nós.

 

Bella Mia - Brigites

Bella Mia: um dos drinks especiais

 

SERVIÇO 
Endereço: Rua Dias Ferreira, 247A, Leblon – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2274-5590
e-mail: contato@brigites.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

[fbcomments]