As maiores tendências para os vinhos em 2014

Em tendências vinhos | 16/06/2014Comentários

 

Em 2014, diversas tendências prometem afetar a estrutura e o corpo do mundo do vinho. Quem diz isso é o site especializado The Drinks Business, ao revelar um aguardado “top ten” com as melhores previsões para o mercado mundial da bebida.

 

 

Uma das principais trends apontadas pelo site é a descoberta e aumento da procura por vinhos mais exóticos, de países que não possuem muita tradição na bebida, como Hungria, Alemanha e Croácia. Segundo Claudio Martins, gerente da New Street Wine Shop, em Londres, é crescente o interesse por vinhos com sabores únicos devido à nova geração de apreciadores que se revela mais aventureira que as antecessoras.

 

Mais uma tendência já assumida como realidade por muitos especialistas é a responsabilidade dos Millenials (ou geração Y) de liderar uma nova cultura do vinho. Entre os trend-setters e influenciadores do meio, há a preferência pela descoberta de novos sabores, mais individuais, repletos de referências culturais e não somente baseados em escolhas da old school. Com isso, percebe-se a criação de eventos para a apreciação de vinhos a partir de blogs e redes sociais, dando um aspecto ainda mais cool à bebida.

 

Outra tendência forte é o caminho para um equilíbrio entre a oferta e a procura de vinho no mundo todo. Há uma diminuição no excesso de oferta, o que deve causar um aumento no preço de diversos rótulos.

 

Uma das tendências que mais merecem atenção apontadas na lista é a demanda pela sustentabilidade na produção dos vinhos. Como o público consumidor é formado por apreciadores cada vez mais jovens, com a substituição da pergunta “você é um produtor orgânico e sustentável?” para “por que você não é?”, mostra, claramente, os desafios que os produtores terão que enfrentar para adaptar os seus vinhos à tendência.

 

uva-chardonnay

Uva Chardonnay é tendência em 2014

 

 

E a uva que é a tendência para 2014 é a já conhecida Chardonnay, que depois de um tempo fora de cena, volta com tudo e tem na Austrália o seu maior campo de produção, com vinhos equilibrados e complexos, além do Chile, Argentina, Califórnia, África do Sul e Nova Zelândia.

 

Acompanhe mais tendências do mundo do vinho com a matéria do The Drinks Business.

 

 

Tags:, ,

[fbcomments]